A música cigana no Estado de São Paulo

07:39

 Escrito por Daniel Márcio

No litoral sul de São Paulo está enraizado o ritmo que é carregado de emoção

Na região de Itanhaém, litoral sul de São Paulo, uma comunidade cigana de etnia Kalon é representada musicalmente por cantores que levam alegria aos seus espectadores, apresentando-se em shows, eventos e uma vez por semana organizam um luau à beira da praia.O povo cigano chegou ao Brasil na época das colonizações europeias nas Américas, a partir do século XVI e trouxe consigo uma vasta e eclética cultura.
Os clãs e tribos que chegaram fugidos ou expulsos da Europa trouxeram um novo dialeto, o Romani, e também outros costumes, dentre eles, a música.
A musicalidade cigana é carregada de sentimentos, não apenas de amor entre homem e mulher, vai mais além, ela valoriza as relações humanas.
Segundo depoimentos de fãs que apreciam a melodia cigana, é comum que, ao ouvir as canções, a pessoa passa da tristeza à alegria em frações de segundos.
Todos os que têm curiosidade para conhecer a música cigana, estão convidados a participarem dos eventos organizados na cidade litorânea de São Paulo.

Foto de Daniel Márcio - A cultura cigana mantêm seus costumes, tradições e toda sua manifestação é marcada por belas roupas, maquiagens marcantes, músicas e danças tradicionais e únicas, todas as suas joias são douradas para dar a lembrança de ouro

Curiosidades a respeito da musicalidade cigana no Brasil – Segundo o presidente da Embaixada Cigana no Brasil, Nicolas Ramanush Leite, os ciganos que hoje vivem no Brasil são bem diferentes dos que ainda estão no continente europeu. O costume cigano em todas as esferas sofreu interferência dos costumes aqui já existentes.
A essência da música não sofreu alteração, mas sim na forma de fazê-la e nos instrumentos usados que também foram adicionados no repertório cigano, por exemplo o uso do violão, guitarra, tambor, entre outros.
Em uma conversa descontraída, Ramanush esclareceu algumas dúvidas que referente a música cigana.

Foto de Daniel Márcio - Os eventos são lembrados por suas músicas, seus intérpretes alegram as comunidades, a montagem dos palcos são diferenciadas  das convencionais e os cabelos longos dos ciganos chamam a atenção. 
  
Daniel: Dentre as mais variadas etnias de ciganos, quais são as tribos que estão no Brasil?
Ramanush: Três grupos estão no Brasil: Calon, Rom e Sinti.

Daniel: A essência da música cigana é o romantismo/conquista?
Ramanush:  A essência é basicamente os valores de família e sentimentos.

Daniel: As letras das canções  atuais  têm teor político?
Ramanush: Não.

Daniel: Onde as músicas ciganas podem ser encontradas (bares, shows, festas) em São Paulo?
Ramanush: Apenas em apresentações culturais no SESC, com o grupo Vitsa Ramanush.

Daniel: Os ciganos já trazem a música no “sangue”?
Ramanush: Uma boa parte de ciganos tem o dom da música.

Daniel: Os instrumentos musicais usados em festas ciganas fazem toda a diferença ou é necessário o uso de instrumentos eletrônicos para complementar a musicalidade?
Ramanush: Cada grupo tem uma utilização de instrumentos. Por exemplo, na Romênia predomina as fanfarras.

Daniel: Qual a relação musical entre a música cigana de hoje e a banda Gypsy Kings?
Ramanush:  A música tradicional cigana é encontrada no leste da Europa, o grupo Gypsi Kings toca música comercial - rumbas.

Foto de Daniel Márcio - As danças e roupas das Ciganas são chamativas e a beleza em torno de todos os seus movimentos compassados e cadenciados são a grande atração das festas e eventos organizados pelo povo cigano. 

You Might Also Like

0 comentários

Publicações

Formulário de contato